Inscrição

REGULAMENTO


I. APRESENTAÇÃO

Produzido pela Roda Filmes, a FANTACINE é uma Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia cuja primeira edição contará com uma programação diversificada e gratuita, através de exibições virtuais de filmes produzidos por realizadorxs audiovisuais do Norte e de diferentes regiões do País. Por filmes fantásticos, consideramos produções que possuam características que rompam a barreira da naturalidade, realidade, englobando os gêneros de ficção científica, terror, suspense, thriller e fantasia. A Mostra acontecerá de maneira online através de exibições no site oficial do evento (fantacine.com.br), de 20 a 26 de abril de 2021. Além das exibições não competitivas, a edição 2021 também ofertará atividades de formação, através da realização de uma Oficina de Crítica Cinematográfica e uma Masterclass sobre a Produção de filmes fantásticos no Brasil.

II. OBJETIVOS

A democratização do acesso e o fomento da produção audiovisual brasileira são os dois principais objetivos da FANTACINE, além de oportunizar a exibição e apreciação de filmes de gênero. Em sua primeira edição, a Mostra busca fomentar e valorizar o mercado rondoniense e brasileiro, propiciando um espaço interativo e virtual que possibilite trocas e redes de contato; além de contribuir com a formação de público para o cinema nacional.

III. INSCRIÇÕES

1)A FANTACINE recebe inscrições para sua 1º edição no período de 12 de fevereiro até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2021 através do site fantacine.com.br, na aba INSCRIÇÃO.

2) Estão aptos a serem inscritos os filmes de curta-metragem com duração máxima de 25 minutos (incluindo os créditos), lançados a partir de 1º de janeiro de 2015 para filmes realizados na região NORTE (RONDÔNIA, ACRE, AMAZONAS, TOCATINS, PARÁ, AMAPÁ, RORAIMA). Para as demais regiões do País serão aceitos filmes lançados a partir de 1º de janeiro de 2017. A curadoria da Mostra irá considerar exclusivamente filmes curtas-metragens de gênero fantástico (fantasia, suspense, ficção científica, horror e thriller). Os filmes de curta-metragem serão avaliados pela comissão de curadoria, que irá direcionar as obras selecionadas à mostra temática mais adequada, levando em consideração a linguagem e outros requisitos artísticos e técnicos utilizados. A decisão da comissão de curadoria da Mostra é irrevogável.

3) Não há número máximo ou qualquer outro tipo de limitação referente a quantidade de filmes inscritos por um mesmo responsável, diretor(a) ou produtora.

4) O representante da obra deverá informar no ato de sua inscrição, em campo próprio e disponível, um link para visualização completa do filme - preferencialmente Vimeo ou YouTube - e também a senha de acesso, quando for o caso. Não serão aceitos links de transferência de arquivos como WeTransfer, Dropbox, SendSpace, ou qualquer outra ferramenta de alocação de dados que tenha prazo de expiração do link gerado. Não serão aceitas cópias em mídia física para a inscrição.

5) A Organização da Mostra não se responsabiliza por problemas contidos nos links, problemas de acesso em geral, senhas incorretas ou alteradas durante o período de inscrição e avaliação, ou falhas na segurança do website.

6) No caso de filmes com inscrição em duplicidade será considerada apenas a última ficha de inscrição recebida pela organização da FANTACINE.

7) Todos os campos sinalizados como item obrigatório (apontados na ficha de inscrição) devem ser preenchidos, sob pena de não conclusão de inscrição.

8) A lista de obras selecionadas estará disponível no site da Mostra FANTACINE (fantacine.com.br) até o dia 30 de março, sendo esse prazo prorrogável a critério da organização da Mostra. Além disso, os filmes selecionados serão contatados por e-mail e/ou whatsapp.

9) É vedada a inscrição de filmes que não estejam concluídos até o prazo limite de inscrição estipulado pela organização da FANTACINE.

10) A inscrição será confirmada após a submissão do formulário pelo proponente e recebimento de e-mail automático de confirmação.

11) A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, através do site do FANTACINE (fantacine.com.br).

IV. OUTRAS DISPOSIÇÕES

1) A comissão organizadora da Mostra não realizará pagamento de taxas de exibição para os filmes selecionados.

2) O responsável pela inscrição da obra, ao realizar a inscrição na Mostra FANTACINE, admite tacitamente ser responsável por todos os direitos autorais, de imagem, de trilha sonora e pelos demais direitos conexos gerados pela realização e exibição da obra inscrita. A comissão organizadora da FANTACINE, portanto, não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.

3) Os responsáveis pelas submissões dos filmes concordam que toda informação presente no formulário de inscrição, além de fotos e trechos dos filmes (até 30 segundos) poderão ser utilizados para divulgação no website e redes sociais da Mostra, bem como em veículos de comunicação. Em caso de filme selecionado, o representante legal do filme inscrito autoriza a exibição na programação da FANTACINE: 1ª Mostra de Cinema Fantástico de Rondônia, bem como a utilização de imagens, vídeos e informações sobre o filme para fins jornalísticos, divulgação e promoção do evento.

4) A FANTACINE não passará a deter qualquer tipo de propriedade, artística ou intelectual, sobre as obras inscritas, permanecendo seus direitos sob o domínio de seus autores, produtores e/ou quaisquer outros proprietários já existentes quando da inscrição na Mostra.

5) Fica reservado à FANTACINE o direito de exibição sem finalidade comercial de quaisquer filmes inscritos por um período de 01 ano a partir de sua seleção, mediante concordância dos produtores na ficha de inscrição.

6) Os participantes são responsáveis por garantir as liberações necessárias para a participação dos filmes na Mostra, sem violar os direitos autorais ou patrimoniais de terceiros.

7) Os filmes selecionados ficarão em exibição online no site FANTACINE por no mínimo 3 dias, em modo de exibição aberto.

8) Os filmes selecionados devem ser enviados por plataforma de download em Full HD (1920x1080) ou superior para e-mail contato@fantacine.com.br, com o anexo de acessibilidade se houver (legendagem descritiva, libras, audiodescrição); bem como cartazes e/ou fotos de divulgação.

9) Conforme Portaria 368/2014 do Ministério da Justiça, os filmes exibidos em mostras e festivais devem praticar a autoclassificação conforme o “Guia Prático da Classificação Indicativa”. É obrigatório o preenchimento, na ficha de inscrição, da classificação indicativa do filme, de acordo com essas normas. A organização da FANTACINE fica responsável por garantir o cumprimento dessa medida podendo, inclusive, alterar essa classificação conforme conveniência da Mostra para adequação às normas. Manual de Classificação indicativa disponível aqui.

10) A inscrição na FANTACINE implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.

Compartilhe a Fantacine:

    Whatsapp